terça-feira, 11 de maio de 2010

ALAE - Associação de Livre Apoio ao Excepcional


A ALAE, a Associação de Livre Apoio ao Excepcional, é uma instituição civil sem fins lucrativos que atende portadores de Síndrome de Down e outras deficiências.
O projeto da ALAE de inclusão social tem base na autonomia e na auto-estima de seus assistidos. A instituição tem como foco o aluno, sendo a família e a realidade dele, peças chaves para o processo de acompanhamento e avaliação da metodologia aplicada.
A ALAE é mantida através de convênios e doações, do trabalho remunerado e voluntário, de eventos e promoções filantrópicas.
A ALAE foi criada em 4 de dezembro de 1985 a partir de uma escola regular, o Centro Cultural Branca de Neve, fundado em 1979.
Foi o nascimento de uma criança portadora de Síndrome de Down e o questionamento de seus pais sobre as potencialidades de seu filho que propiciou a busca por novas oportunidades aos portadores de deficiência.
Na época, o despreparo e o preconceito da sociedade impediram que a escola continuasse a atender alunos especiais junto aos outros alunos. Com o tempo, a demanda por atendimento especial aos deficientes fez com que a escola se aprimorasse (oferecendo atendimento psicológico, terapêutico, fisioterápico) e voltasse suas atividades exclusivamente para eles.
Com o apoio de uma equipe de psicólogos, os pais dessa criança decidiram adequar e aperfeiçoar os trabalhos realizados. Desde então a ALAE une o atendimento psicológico ao atendimento à saúde e procura agregar valores de inclusão social em todas as atividades realizadas na instituição.
Desde 1987, a ALAE é considerada uma organização de Utilidade Pública Municipal, cadastrada no Conselho Municipal da Criança e no Conselho Municipal de Assistência Social. Em 2001, por ato da Secretaria Nacional da Justiça, a ALAE adquiriu o título de Utilidade Pública Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário