domingo, 13 de junho de 2010

Jovens demais para se Aposentar



Atualmente empresas investem na contratação de profissionais experientes, como forma de tornar suas equipes mais preparadas para o novo cenário econômico.



Aposentada desde os 40 anos, a pedagoga Maria Gisella Puglisi não via perspectivas para seu futuro.Tinha vontade de trabalhar mas não se sentia preparada para o novo desafio.Sua filha sabendo da vontade que a mãe tinha de trabalhar viu um Anuncio da Pizzaria Hut de São Paulo e enviou o curriculum de sua mãe (Programa aberto para melhor idade),foi chamada para o processo seletivo e hoje aos 70 anos foi promovida a supervisora, ela verifica o atendimento, e recepciona clientes delega funções."Fico sabendo o que anda ocorrendo no mundo, (principalmente entre os jovens), conta animada".


Maria, faz parte de um grupo que não para de crescer: o de pessoas da terceira idade que não para de trabalhar, que voltam ao mercado de trabalho após a aposentadoria.Isso é um reflexo do envelhecimento da população mundial. De acordo com o relatório recente da ONU (Organização das Nações Unidas), a população aumentará 2,5 milhões de habitantes nos próximos 42anos, passando dos atuais 6,7 bilhões para 9,2 bilhões em 2050. Até 2050 os idosos representarão 21% dessa população excedendo pela primeira vez o número de jovens na história da humanidade.
A população jovem está diminuindo, pois estão nascendo menos pessoas. Como haverá mais idosos e o número de jovens é cada vez menor, Ana alerta que será necessária uma reforma abrangente da previdência social (Ana Amélia Camarano, coordenadora de pesquisa da área de populações e cidadania do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Na Europa não se fala mais em terceira idade, e sim quarta idade. Foi criado uma nova nomeclatura etária, já que terceira idade esta englobando pessoas com 50 a 90 anos, e o centenários ficando abrangente demais.Por isso, ela acreditará que mudará a visão que as pessoas tem sobre os idosos, pois continuarão economicamente ativos, já que a companhias serão obrigadas a criar programas para profissionais mais experientes, incentivando os mesmos a permanecer nas organizações.

No Brasil várias empresas já aderiram essa idéia, em 1997 o Grupo Pão de Açucar, criou o primeiro projeto voltado á contratação de pessoas da terceira idade. Havia um senhor que ia todos os dias ao local ajudar os clientes a fazer compras, acompanhava- os até o taxi , o gerente observou fez um contato com o setor de RH, onde iniciou- se o projeto, o senhor foi contratado e permanceu na companhia 10 anos. Vandreia gerente do RH, explica que o trabalho desenvolvido por esses profissionais é realizado com muita qualidade, comprometimento e responsabilidade (hoje são cerca de mil profissionais nessa faixa etária em toda rede), e eles se dizem satisfeitos em ter retornado á vida profissional.


O Banco Real, integrante do Grupo Santander Brasil, também investe no talento das pessoas mais experientes. Prova disso é o Projeto Sênior, voltado para pessoas com idade acima de 45 anos. Trata-se de um programa presente apenas no Banco Real e com ênfase nos profissionais com dificuldades de recolocação no mercado de trabalho. Atualmente, 99 profissionais integram esse projeto. São oferecidos aos funcionários assistência médica e odontológica, seguro de vida opcional, plano previdenciário, vale-refeição, vale-transporte, auxílio creche-babá. Além disso, os contratados participam do programa Agência Escola, no qual tomam contato com as atividades básicas de uma agência. O pesal sênior demonstra boa adaptabilidade. Há, inclusive, clientes que preferem o atendimento de uma pessoa mais madura, justificando que sentem mais confiança e respeito.
Surgiu, então, o projeto Eterno Aprendiz, no qual os funcionários mais velhos disponibilizam parte de seu tempo para capacitar os mais jovens. Assim, ocorre uma aproximação natural desses dois grupos. A experiência tem se mostrado enriquecedora para todos, garantindo um ambiente mais inclusivo e equipes mais fortes.
Como haverá mais idosos e o número de jovens é cada vez menor, será necessária uma reforma abrangente da previdência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário